terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dicas para as vistorias.

Como a partir dessa semana os moradores da segunda etapa estarão realizando as vistorias em seus respectivos imóveis, aproveito para listar algumas "dicas" para a vistoria. Agradeço à Karlise Soares, do blog do Terra Nova de Santa Maria - RS pela contribuição.

* Tenha a planta baixa da unidade e o memorial descritivo sempre à mão. O memorial traz todas as especificações do empreendimento e das unidades (apartamentos ou casas). Sua posse é indispensável para uma checagem detalhada.

* Cuidado com as denominações "similar" ou "equivalente", termos que podem causar divergência com relação à qualidade dos acabamentos.

* Verifique se não houve inversão na numeração da unidade adquirida, checando os finais e as prumadas do edifício.

* Cheque a qualidade da construção e dos materiais, comparando as marcas instaladas com as mencionadas no memorial. Merecem mais cuidados itens como metais e louças; azulejos e pisos.

* Atente também para a qualidade das instalações elétrica, hidráulica, de gás, telefonia e interfonia.

* Confira o nivelamento dos pisos. Pode haver degraus de um ambiente para outro.

* Para saber se as paredes estão tortas ou com excesso de ondulações na massa fina ou gesso observe-as contra a luz, pelos cantos. Veja se a pintura (cor e textura) está homogênea.

* Na cozinha e no banheiro, verifique se louças, bancadas e acessórios estão quebrados, trincados ou riscados. Olhe o estado e a fixação dos tampos de pedra das pias. Tampos com fixação através de estrutura metálica costumam ser mais resistentes. Cubas e sifões também precisam ser checados, há possibilidade de vazamentos.

* Abra todas as torneiras, os chuveiros e acione as descargas, de preferência ao mesmo tempo, para checar se a pressão é boa e se há vazamento nas ligações (flexíveis e sifões).

* Confira a qualidade das esquadrias (portas e janelas). Abra e feche esses itens várias vezes e teste travas e chaves. Confira o estado das ferragens. Muitas vezes as dobradiças são lixadas, perdem a proteção e acabam por enferrujar.

* Um balde d'água serve para verificar o nivelamento dos pisos das áreas frias (área de serviço, banheiro e cozinha). Se a água empoçar é sinal de problema A impermeabilização do box e da varanda também devem ser verificadas assim. Despeje bastante água nos ralos para verificar se há refluxo causado por entupimento.

* Não esqueça de fazer uma vistoria geral no edifício, visitando áreas comuns como playground, piscina e salão de festas.

* Se possível, leve (mesmo que pareça exagero) um cabo de vassoura ou alguma daquelas bolinhas pequenas de borracha, para bater contra o piso afim de verificar se o mesmo encontra-se bem assentando, principalmente nos cantos e no banheiro.

* E o principal, SEJA CHATO(A), obeservando cada detalhe do imóvel, pois após essa vistoria eles não consertam mais nada, já que na próxima já é para recebimento em definitivo das chaves.

Att

Chella

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.